Posts - 2011

Reflexão sobre Bullying - 06/12/11



"Quando alguma coisa ruim acontece, você tem três escolhas: pode deixar isso definir você, pode deixar isso destruir você ou pode deixar isso tornar você mais forte."

(Renata 5BT)

As Ameaças do Cyberbullying - 06/12/11



O cyberbullying é, de acordo com a definição mais ou menos consensual, “uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outrem”. Saiba mais



Bullying em Mensagens de Texto - 23/11/11





Em 2008, 24% dos alunos disseram ter sido atormentados por mensagens. No mesmo ano, 39% afirmam ter sido incomodados na internet. Saiba mais

Postado por 5AM




Depoimentos - 16/11/11



Altas Horas discute sobre Bullying











Postado por: Isabel Paraquett 5CM



Fique Atento aos Sinais - 26/10/11



- Demonstra falta de vontade de ir à escola;
- Sente-se mal perto da hora de sair de casa;
- Pede para trocar de escola;
- Pede sempre para ser levado à escola;
- Muda freqüentemente o trajeto entre a casa e a escola;
- Apresenta baixo rendimento escolar;
- Volta da escola, repetidamente, com roupas e materiais rasgados;
- Chega muitas vezes em casa com machucados sem explicação convincente;
- Parece angustiado, ansioso e deprimido;
- Tem pesadelos constantes com pedidos de “socorro” ou “me deixa”;
- “Perde”, repetidas vezes, seus pertences e dinheiro.
Colaboração 5AT e 5BT



Alguns Exemplos de Como se Pratica o Bullyig - 26/10/11





Agredir; amedrontar; assediar; aterrorizar; bater; chutar; discriminar; divulgar apelidos; dominar; empurrar; encarnar; excluir do grupo; fazer sofrer; ferir; gozar; humilhar; ignorar; isolar; intimidar; ofender; perseguir; sacanear; roubar; quebrar pertences; zoar...

Colaboração do 5BT


Terminologia - 26/10/11





Devido ao fato de ser um fenômeno que só recentemente ganhou mais atenção, o assédio escolar ainda não possui um termo específico consensual sendo o termo em inglêsbullying constantemente utilizado pela mídia de língua portuguesa. Existem, entretanto, alternativas como acossamento, ameaça,assédio, intimidação, além dos mais informais judiar e implicar", além de diversos outros termos utilizado pelos próprios estudantes em diversas regiões.
No Brasil, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa indica a palavra bulir como equivalente a mexer com, tocar, causar incômodo ou apoquentar, produzir apreensão em, fazer caçoada, zombar e falar sobre, entre outros. Por isso, são corretos os usos dos vocábulos derivados, também inventariados pelo dicionário, como bulimento (o ato ou efeito de bulir) e bulidor (aquele que pratica o bulimento).

Colaboração do Rubens 5º BT




Como Tratá-lo? - 26/10/11




Se os alunos forem orientados a ser receptivos e a integrar quem acaba de chegar explicando que ali não se tolera o bullying, tudo pode mudar. Isso evita o isolamento e o pré-julgamento do novato, que aprende a procurar ajuda. As turmas podem se organizar fazendo uma peça de teatro sobre o tema, que será apresentada para os pais e a comunidade.
Se os professores aplicarem dinâmicas  e atividades que envolvam a questão entre os adolescentes, estimulando o bom relacionamento, identificaremos o que sentem e se passam por algum problema.
Os professores devem ser orientados a, primeiramente, promover a conscientização das turmas sobre o bullying. Caso contrário, todos vão continuar com o que, para eles, é apenas uma brincadeira. Todos os casos devem ser levados a conhecimento da direção da escola. Isso não é terrorismo, não. Uma verdadeira direção abre sua sala para a garotada deixando-os a vontade, mostrando confiança e desembaraço. Ir para a direção, não significa uma punição. Precisamos conversar com todos os alunos e promover o entendimento e o respeito.

Colaboração da Maria Fernanda 5AT



Bullying - 26/10/11


É um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causandodor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defe nder, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

Colaboração da Bruna Paranhos 5º BT

Nenhum comentário:

Postar um comentário